segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dúvidas existênciais

O que sou eu?
Conjunto de células todas unidas?
Muscúlos, carne, pele... Organismo vivo que se mexe por vontade própria ou instintivamente?

Mas no fundo quem sou eu?
Sou feita de um corpo, alma e espírito?
Quando falo de mim, que fui eu que fiz, que disse ou pensei... Estou a falar de quem? De qual eu? Do corpo que age a mando do cérebro? Do corpo que age a mando do "coração"?
Mas qual coração? O coração é apenas um musculo... Onde se sentem as mais infinitas sensações... Desde a tristeza à alegria, da dor ao amor...
Mas quem sente tudo isso?
O eu que é corpo, ou o eu que é alma?
Mas afinal o que é a alma? O espírito?
De que somos feitos afinal?
O que constitui uma pessoa?
Uma pessoa deixa de ser pessoa se deixar de pensar? Se deixar de sentir?
Entao nós somos alma e espírito, somos sentimento mesmo sem corpo?
Mas uma pessoa que não tem corpo deixa de ser pessoa? Passa a ser o que então?
Alma sem corpo não é pessoa e corpo sem alma é?!?

Seremos nós obrigatóriamente conjunto de "coisas" que fazem de nós o que somos?
Então como posso eu dizer que fui eu que fiz, que fui eu que disse, pensei ou senti, se sou um conjunto de "coisas"?!!? Qual delas disse, pensou ou sentiu??

O que sou eu afinal??

1 comentário:

  1. Perguntas incomodas as tuas. Incomodas para quem defende a nossa existencia devido á cricaçao por alguem denomidado poderoso celestial....incomodas para quem contraria essa tese e se baseia na ciencia para explicar a nossa existencia. Curioso num entanto perceber que mesmo assim nem uns nem outros conseguem responder as tuas incomodas perguntas na perfeiçao. Ambos quando esbarram em problemas insoluveis preferem fugir e alegar falta de dados por um lado ou dados a mais por outro. Nós somos o que somos, nao precisamos de nos explicar....nao precisamos de nos justificar.....nao precisamos de autoproclamar. No fundo existimos para viver...........apenas isso.
    Continuas um espanto a escrever....parabens.

    ResponderEliminar

Encontrem-se...